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Ed.Infantil - Objetivos:

CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Criança – como todo ser humano, é um sujeito social e histórico, faz parte de uma organização familiar que esta inserida em uma sociedade, em uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também marca. A criança tem na família, um ponto de referência fundamental, apesar de manter múltiplas interações sociais com outras instituições sociais.

Educar – propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com outros, em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança da realidade social e cultural. A educação auxilia o desenvolvimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Cuidar – é compreender com ajudar o outro se desenvolver enquanto ser humano significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação com o outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.

Aprendizagem – a organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor, permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos.

Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento.

Portanto, como na Proposta a criança é concebida como um ser social, psicológico e histórico, o referencial teórico para o trabalho tem apoio no Construtivismo e o ponto de partida dos trabalhos é o universo cultural da criança defendendo uma educação democrática e transformadora da realidade local, que objetiva a formação de cidadãos críticos.

Estabelece para tanto, uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a Educação Infantil, norteiam a definição dos objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Desses objetivos específicos decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas. Essa estrutura se apóia em uma organização por idades – crianças de 1 a 3 anos e 11 meses e crianças de 4 a 5 anos e 11 meses – e se concretiza em 2 âmbitos de experiências:
• Formação Pessoal e Social – Identidade e autonomia
• Conhecimento de mundo – Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

Unidade 1: Rua Soldado Damásio Gomes, 75 | Unidade 2: Rua Reverência, 260
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