foto01 foto02 foto03 foto04 foto05

O Colégio - Proposta Pedagógica:

O Colégio LLesser, de acordo com o artigo 4º do Regimento, tem como princípio educacional o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e orientação para o trabalho. Esse princípio está alicerçado numa Filosofia que diz respeito às pessoas e ao seu contexto sociocultural, aos sujeitos, aos acontecimentos, às condições de vida tanto no plano individual como no coletivo.
Faz-se necessário, portanto, planejar o currículo tomando decisões educacionais, compreendendo as concepções curriculares existentes que envolvam uma visão de sociedade, de educação e de homem que se pretende formar, de acordo com nossa realidade.
Assim entendido, o planejamento curricular do Colégio LLesser, fundamenta-se numa concepção de educação que:
• Pressupõe que o educando seja sujeito de seu processo de aprendizagem;
• Privilegia, principalmente, o saber que deve ser produzido sem relegar a segundo plano o saber que a criança já possui;
• As atividades do currículo e do ensino não são separadas da totalidade social, e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, na sua formação de organização.

As transformações ocorrem através da elaboração das propostas de ação e a partir das práticas pedagógicas que deverão ter como princípios norteadores:
Da Ética – através da autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem-comum que fazem parte da vida cidadã dos educandos.
Dos Direitos e deveres – capazes de introduzir o educando na vida em sociedade que busca a justiça, igualdade, equidade e a felicidade para o indivíduo e para todos.
De Estética da sensibilidade – para viver na realidade brasileira que reconhece a variedade de ações no comportamento humano, utilizando a criatividade que estimula a curiosidade; o espírito inventivo, a disciplina para a pesquisa e a diversidade de manifestações artísticas e culturais que nossa realidade apresenta, através do seu modo de ser, de agir e de expressar-se.

Para dinamizar o ensino no Colégio LLesser, a Direção, Supervisão e Corpo Docente, estão envolvidos nos princípios identificados em seu regimento (cap. 4, inciso II):
• Igualdade de condições para que o educando permaneça no Colégio, pois as diferenças de natureza sócio- econômica não podem privilegiar uns, em deferimento de outros.
• A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
• O pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, princípio democrático que conduz à liberdade, para pesquisar as diferentes idéias e concepção da Pedagogia.
• Respeito à liberdade e apreço à tolerância de modo que se aprenda a conviver com o pluralismo existente na realidade atual.
• Valorização do profissional que atua na escola, utilizando o aperfeiçoamento constante desses profissionais para garantir a melhoria da qualidade do que é ensinado em nosso Colégio.
• Valorização das experiências realizadas pelo educando fora dos muros da escola, princípio importante que possibilita a flexibilidade da ação educativa.

Unidade 1: Rua Soldado Damásio Gomes, 75 | Unidade 2: Rua Reverência, 260
Jacarepaguá - Curicica - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 2441-0889 | 2441-4812
colegiollesser@gmail.com

Desenvolvido por:

Este site é melhor visualizado no Mozilla, Google Chrome ou IE 7 | Recomendável utilizar resolução 1024x768 ou superior